MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
28/08/2015
REVIEW - CINEMA: EXPRESSO DO AMANHÃ
 
 
Expresso do Amanhã
 
 
 
 
 
 
 
 


Adaptado da HQ O Perfuraneve (publicada recentemente no Brasil pela Editora Aleph), o filme Expresso do Amanhã (Snowpiercer) estreou em 2013, mas só agora chegou aos cinemas nacionais.

Bem diferente dos quadrinhos, o longa-metragem apresenta um futuro não tão distante, no qual uma tentativa de impedir o aquecimento global dá terrivelmente errado, resultando numa nova era glacial que congela todo o planeta. Os poucos sobreviventes estão a bordo de um trem que atravessa o mundo perpetuamente.

A bordo do tal perfura neve, pobres vivem na total miséria, como escravos, enquanto os ricos vivem no absoluto luxo. Claro, tudo uma forma muito, mas muito exagerada de fazer uma crítica social. Não é nada novo num filme sobre futuro distópico, mas, o excesso atrapalha, retirando demais a seriedade num filme que não chega a ser tão cínico.

Chris Evans é o protagonista, interpretando Curtis, o homem que lidera a contragosto a rebelião contra os poderosos, tomando o trem vagão a vagão. O ator prova que tem talento realmente, mesmo que o desenvolvimento de seu personagem seja um tanto falho, deixado basicamente para o clímax. Tilda Swinton está divertidamente caricata como Mason, uma das principais subalternas do todo-poderoso Wilfrod, vivido por Ed Harris, este sim num papel mais cínico.

Expresso do Amanhã tem pouco de original. Alguns de seus melhores e até mesmo de seus piores momentos soam como uma colcha de retalhos de outras obras do mesmo tema. Ainda assim, tem ótimos momentos, algumas sacadas geniais, mas lhe falta equilíbrio.

O filme envolve, mas não empolga. A quebra de ritmo é uma constante incômoda. Contudo, tendo em vista a total falta de conteúdo de algumas obras de ficção científica dos últimos anos, Expresso do Amanhã ainda consegue se sobressair em seus bons momentos.

Elenco: Chris Evans, Song Kangho, Tilda Swinton, Jamie Bell, Octavia Spencer, Ewen Brewmner, Alison Pill, John Hurt, Ed Harris. Direção: Bong Joon-ho.

Leonardo Vicente Di Sessa é jornalista e crítico de tudo relacionado à cultura pop. Além de colaborar com o HQ Maniacs, mantém também o Fala Animal! - http://fala-animal.blogspot.com.br -, blog sobre quadrinhos, cinema e seriados.

Veja também:
- Galeria com 68 imagens do filme
- Notícias, vídeos e notas de produção de Expresso do Amanhã
- Outros reviews e matérias

  facebook


 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil