MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
04/09/2015
REVIEW - CINEMA: POLTERGEIST - O FENÔMENO
 
 
Poltergeist - O Fenômeno
 
 
 
 
 
 
 
 


Poltergeist: O Fenômeno marcou época em 1982, seguido por duas continuações, uma instigante e a outra decepcionante, e um seriado televisivo que seguia um rumo totalmente diferente. E agora, a franquia entra na onda dos remakes.

Se o filme original tinha o nome de Steven Spielberg para atrair a atenção — atuando como roteirista e produtor, mas muitas vezes creditado erroneamente como diretor — a nova versão conta com produção de Sam Raimi, alguém mais habituado com o mundo do terror, responsável por Uma Noite Alucinante e Arraste-me para o Inferno.

A história é basicamente a mesma: família se muda para uma nova casa e lá eventos estranhos começam a acontecer. Logo descobre-se que a vizinhança foi construída bem acima de um cemitério, supostamente realocado, e que os espíritos insatisfeitos querem ir para a "luz", mesmo que para isso precisem da ajuda da caçula da família, Maddy (Kennedi Clements). Quando a criança é abduzida, a família recorre a especialistas no assunto.

Embora não busque inovar no roteiro, o novo Poltergeist tenta ao menos dar um ar mais moderno a tudo. Os especialistas em assombrações, por exemplo, são uma equipe de pesquisa de uma universidade, acompanhada de Carrigan Burke (Jared Harris), que tem um programa de TV onde livra casas atormentadas por maus espíritos. Mesmo a família protagonista, embora mantenha a mesma estrutura da original, tem seus nomes modificados, numa tentativa de dar mais identidade própria ao remake. Tentativa essa que não funciona.

Essa nova versão se sai melhor do que a média dos remakes, principalmente do gênero terror. A história funciona, mas falta alguma coisa: personagens mais carismáticos. Mesmo o ator Sam Rockwell, que normalmente se destaca, está bem apagado no papel do pai da família Bowen. No final das contas, o único personagem que nos cativa é o filho dele, Griffin (Kyle Catlett), não por acaso, o fio condutor da trama.

Ainda assim, Poltergeist conta com alguns elementos bem trabalhados a seu favor, como os efeitos especiais, que raramente funcionam em filmes de terror, mas aqui são bem usados e convencem. Por outro lado, o clichê de ninguém no quarto ao lado ouvir os gritos de desespero de seus companheiros e mesmo os vizinhos não saírem de suas casas para matar suas curiosidades nunca foi tão amplo.

Elenco: Sam Rockwell, Rosemarie DeWitt, Jared Harris, Saxon Sharbino, Kyle Catlett.
Direção: Gil Kenan.

Leonardo Vicente Di Sessa é jornalista e crítico de tudo relacionado à cultura pop. Além de colaborar com o HQ Maniacs, mantém também o Fala Animal! - http://fala-animal.blogspot.com.br -, blog sobre quadrinhos, cinema e seriados.

Veja também:
- Galeria de imagens do filme
- Notícias, vídeos e notas de produção de Poltergeist: O Fenômeno
- Outros reviews e matérias

  facebook


 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil