MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
04/09/2015
REVIEW - CINEMA: O FRANCO-ATIRADOR
 
 
O Franco-Atirador
 
 
 
 
 
 
 
 


Mistura de ação e drama, O Franco-Atirador (The Gunman) se sai melhor no primeiro quesito do que no segundo, apesar de um elenco com grandes nomes.

Sean Penn interpreta Terrier, o franco-atirador do título, que efetuou um assassinato importante no Congo anos atrás. Essa missão o marcou: o levou a perder a mulher que amava, Annie (Jasmine Trinca) e a repensar seus valores, passando desde então a tentar se redimir.

Anos depois, se torna um alvo junto de seus ex-companheiros de equipe, bem quando descobre um grave problema de saúde. Tentando desvendar o que está acontecendo, Terrier reencontra Annie e outros rostos do passado, enquanto é caçado ao redor do mundo.

Como apontado no primeiro parágrafo, O Franco-Atirador é um filme de ação bem conduzido, com uma trama simples. Mas ao tentar se enveredar pelo drama, não obtém o mesmo sucesso, com um triângulo amoroso sem apelo (protagonizado por Penn, Trinca e Javier Bardem, desperdiçado num papel de pouca desenvoltura) e uma crise de consciência mal desenvolvida.

O que a princípio soa como uma crítica ao envolvimento de países poderosos nos assuntos internos de países mais pobres se perde num discurso simplista que acaba sendo abandonado antes da metade do filme.

Mas o que pesa negativamente mesmo é ver um time de atores de alto calibre, que ainda inclui Idris Elba e Ray Winstone, em papéis de quase nenhum apelo, realmente tendo seus talentos desperdiçados. Um típico exemplo de produção que decepciona principalmente pela alta expectativa que cria graças aos nomes envolvidos.

Elenco: Sean Penn, Idris Elba, Javier Bardem, Ray Winstone e Jasmine Trinca.
Direção: Pierre Morel, adaptando o livro de Jean-Patrick Manchette.

Leonardo Vicente Di Sessa é jornalista e crítico de tudo relacionado à cultura pop. Além de colaborar com o HQ Maniacs, mantém também o Fala Animal! - http://fala-animal.blogspot.com.br -, blog sobre quadrinhos, cinema e seriados.

Veja também:
- Galeria de imagens do filme
- Notícias, vídeos e notas de produção de O Franco Atirador
- Outros reviews e matérias

  facebook


 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil