MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
24/09/2015
REVIEW - LIVRO: STAR WARS - KENOBI
 
 
Star Wars: Kenobi
 
 
 
 
 
 
 
 


As duas trilogias de Star Wars narram a tragédia de Anakin Skywalker, de garoto promissor, passando  a terror da galáxia até ser o salvador que as profecias ditavam, da maneira mais improvável possível. Mas Anakin não foi o único a sofrer nesta trama. Seu antigo melhor amigo e mentor, Obi-Wan Kenobi carregou por anos a culpa de não ter enxergado sua queda para o Lado Negro (Sombrio o escambau!) da Força e passou anos isolado no deserto de Tatooine vigiando a uma distância segura o filho de Anakin, Luke, enquanto acabou sendo tachado de maluco pelos locais.

Mas o que Obi-Wan, ou melhor, Ben Kenobi como ficou conhecido em Tatooine, fez por tantos anos em seu isolamento? É isso o que explora o livro Star Wars: Kenobi, escrito por John Jackson Miller, autor de diversos outros livros e quadrinhos do Universo Expandido da saga espacial.

Como o próprio Miller explica em seus agradecimentos, Kenobi nasceu de um desafio de Jeremy Barlow, editor da Dark Horse Comics que sugeriu uma história de Star Wars em formato western. E foi isso que recebemos, com Kenobi encarnando o "pistoleiro misterioso" contra o Povo da Areia, que faz as vezes dos índios dos faroestes de outrora.

O maior trunfo de Miller com a obra é criar algo que possa ser entendido em sua totalidade por alguém que nunca assistiu a um filme de Star Wars. E isso se deve justamente à ambientação de western e ao papel de homem misterioso de Ben Kenobi, abrindo espaço para uma história fora do tradicional na franquia espacial. Ao mesmo tempo, o livro cobre coisas importantes da cronologia da saga, revelando detalhes que os fãs sempre quiseram saber, até mesmo o motivo que levou Obi-Wan a adotar o nome Ben, por exemplo.

Claro, Kenobi não é o único personagem na história. Miller cria um variado e cativante grupo de personagens, sempre com a ideia do western em voga. O mais interessante é a maneira como, pela primeira vez, vemos o Povo da Areia bem explorado, conhecendo mais sobre seus costumes e até religião. Da mesma maneira, nunca Obi-Wan foi tão desenvolvido como personagem, com suas motivações e medos explorados a fundo.

O livro vem com o selo Legends estampado em sua capa. Essa é uma mudança recente nas obras da saga. Com o anúncio de uma nova trilogia nos cinemas, decidiu-se que o Universo Expandido original não faria mais parte da cronologia. Embora tenha enfurecido os fãs, essa decisão faz sentido, afinal foram décadas de acontecimentos importantes que resultariam num mundo totalmente desconhecido por boa parte do público se levado aos cinemas. Assim, as obras que já não são mais levadas em consideração na cronologia são agora publicadas com o selo Legends para identificá-las, ao mesmo tempo em que um novo Universo Expandido está dando seus primeiros passos.

Star Wars: Kenobi (1ª edição, fevereiro de 2015) – John Jackson Miller - Tradução de Fábio Fernandes - 528 páginas - formato 16 x 23 cm - R$ 39,90 – Editora Aleph.

Leonardo Vicente Di Sessa é jornalista e crítico de tudo relacionado à cultura pop. Além de colaborar com o HQ Maniacs, mantém também o Fala Animal! - http://fala-animal.blogspot.com.br -, blog sobre quadrinhos, cinema e seriados.

Veja também:
- Notícias diversas sobre Star Wars
- Outros reviews e matérias

  facebook


 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil