MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
24/09/2015
REVIEW - LIVRO: DOCTOR WHO - QUANDO CAIR O VERÃO & OUTRAS HISTÓRIAS
 
 
Doctor Who: Quando Cair o Verão & Outras Histórias
 
 
 
 
 
 
 
 


Boa parte da graça em se assistir ao seriado Doctor Who está em seus coadjuvantes. E a antologia Doctor Who: Quando Cair o Verão & Outras Histórias é prova disso, trazendo uma coleção de aventuras "escritas" e estreladas por esses companheiros.

Escritas aparece entre aspas pois a ideia é de que o livro foi criado em sua maioria pelos próprios personagens da série, um truque metalinguístico bem apropriado à mitologia do programa, ainda mais se lembrarmos que a obra deu as caras nas telas no episódio The Bells of Saint John.

O primeiro conto é o que batiza a publicação, Quando Cair o Verão, escrito por Amelia Williams (na verdade por James Goss). A trama apresenta a jovem Kate, que acabou de se mudar com sua mãe para a vila litorânea de Watchcombe. Passando sua última semana de férias, ela descobre uma estranha pintura que é a precursora do retorno do temível Senhor do Inverno. Com a ajuda de um garoto da vizinhança e o misterioso Curador, ela precisa desvendar uma maneira de eliminar essa ameaça.

Como todos os produtos derivados de Doctor Who, este é mais um que se prova rapidamente mais fácil de se apreciar quando já se é um grande fã da série, dado o modo como abrange de maneira sutil diversas referências à extensa mitologia do programa, a começar pela própria identidade do Curador.

Quando Cair o Verão é o conto mais leve e arrastado da antologia, mas nem por isso ruim. É apenas mais infantil, inocente, de acordo com a idade de sua protagonista.

O Beijo do Anjo, escrito por Justin Richards (creditado junto a Melody Malone, a protagonista da história) é um mistério no melhor estilo noir, que aproveita o cenário instituído no apoteótico episódio The Angels Take Manhattan.

A detetive Melody Malone é contratada pelo astro de cinema Rock Railton para investigar alguém que quer matá-lo. O problema é que, quando se reencontram, o ator sequer lembra de conhecê-la. Isso, mais o fato da frase "o beijo do anjo" estar ligada ao mistério, são motivos o bastante para que Melody agarre o caso mesmo que ele não envolva mais um pagamento.

Explorando bem o clima noir e o preço do sucesso em Hollywood, O Beijo do Anjo é o conto mais sério do livro e um grato presente aos fãs de Melody Malone (mais conhecida por outro nome na série), que sentem falta da personagem nas telas.

Por fim está O Demônio na Fumaça, por Justin Richards, que traz o trio formado por Madame Vastra, Jenny Flint e Strax combatendo um inimigo que não pode ser atingido nas ruas da Londres do século 19.

Este é um caso onde o melhor ficou por último. O Demônio na Fumaça não apenas traz personagens queridos do público — e que quase tiveram seu próprio programa em certo momento —, como é a aventura mais divertida, bem estruturada e movimentada da antologia.

Fechando a obra estão uma introdução de Amelia Williams e uma entrevista com a autora (ambas escritas por James Goss). Quem assiste ao seriado sabe que Amelia foi uma das maiores companheiras do Doutor e que, depois de ficar presa no passado com seu marido Rory, se tornou uma escritora de sucesso. Esses dois textos complementares enfim exploram um pouco mais o que aconteceu na vida do casal depois de se separarem do Doutor, trazendo algumas surpresas muito agradáveis, daquelas que não podemos sequer comentar para não estragar.

Doctor Who: Quando Cair o Verão & Outras Histórias (1ª edição, julho de 2014) – James Goss e Justin Richards - Tradução de Camila Fernandes - 192 páginas - formato 16 x 23 cm - R$ 24,90 – Suma das Letras.

Leonardo Vicente Di Sessa é jornalista e crítico de tudo relacionado à cultura pop. Além de colaborar com o HQ Maniacs, mantém também o Fala Animal! - http://fala-animal.blogspot.com.br -, blog sobre quadrinhos, cinema e seriados.

Veja também:
- Notícias diversas sobre Doctor Who
Outros reviews e matérias

  facebook


 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil