MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
08/10/2015
REVIEW - CINEMA: PERDIDO EM MARTE
 
 
Perdido em Marte
 
 
 
 
 
 
 
 


Baseado no livro de Andy Weir, Perdido em Marte (The Martian), pela sua sinopse, soa de cara como um dramalhão. Em Marte, uma equipe de astronautas se vê em perigo e é obrigada a abortar a missão, deixando o planeta vermelho. Em sua saída, perde um homem, o astronauta Mark Watney (Matt Damon). Acontece que ele não morreu e agora precisa sobreviver sozinho em Marte, arranjando uma maneira de se alimentar e recuperar o contato com a NASA.

Por mais desesperadora que a situação do protagonista seja, a grande força do filme é justamente em não se entregar ao simples drama. Com a certeira direção de Ridley Scott (que por muitos anos vinha perdendo sua reputação de grande cineasta), Perdido em Marte se destaca fugindo do óbvio.

Ao retratar a jornada extremamente difícil de Watney de uma maneira não menos pesada, mas não tão apelativa, a empatia do público surge de maneira imediata. O personagem consegue ser divertido e totalmente humano. Damon demonstra todo seu talento, na maior parte do filme fazendo um monólogo caprichado.

Mas não é só aí que o longa se sai bem. Ele quebra uma regra que muitas vezes parece indestrutível em Hollywood: não existem vilões. Por mais que alguns personagens tomem decisões que possam prejudicar outros, ninguém age de má fé. Não existe conflito. Mesmo que isso soe como algo muito simples, é na verdade o rompimento de um paradigma cinematográfico raramente deixado para trás.

Com tudo para ser monótono, Perdido em Marte vai no caminho contrário ao unir ótimos efeitos especiais, um elenco afiado e direção e roteiro bem sintonizados para criar uma história marcante de forma inteligente e com identidade própria, inserindo humor sem perder sua seriedade.

Elenco: Matt Damon, Jessica Chastain, Kristen Wiig, Kate Mara, Michael Peña, Jeff Daniels, Sean Bean, Chiwetel Ejiofor, Donald Glover. Direção: Ridley Scott.

Leonardo Vicente Di Sessa é jornalista e crítico de tudo relacionado à cultura pop. Além de colaborar com o HQ Maniacs, mantém também o Fala Animal! - http://fala-animal.blogspot.com.br -, blog sobre quadrinhos, cinema e seriados.

Veja também:
- Galeria com 19 imagens do filme
- Notícias, vídeos e notas de produção de Perdido em Marte
- Outros reviews e matérias

  facebook


 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil